30 de junho de 2012

Textual description of firstImageUrl

Cristianismo perde fiéis no Brasil


Nas últimas três décadas, houve mudanças expressivas na religiosidade do povo brasileiro. Algo que não é muito comentado é que, embora o número de evangélicos (protestantes) tenha aumentado consideravelmente, o número de cristãos nominais vem diminuindo a cada década. Se somarmos o percentual dos dois grandes agrupamentos religiosos cristãos, verificamos uma redução percentual significativa do cristianismo como um todo.

Dentre os 13,2% de brasileiros de outros grupos, há grande variedade religiosa e filosófica. Espíritas (kardecistas), budistas, umbandistas, candomblecistas, grupos espiritualistas e/ou esotéricos, pessoas com uma espiritualidade mais específica (sem vínculo denominacional), mórmons, além de ateus e agnósticos, dentre outros, são os grupos que compõem esta parcela da população.
logoblog

18 comentários:

  1. espíritas e umbandistas não deixam de ser cristãos...

    ResponderExcluir
  2. Para ser considerado cristão precisa, no minimo, destes dogmas: pecado original, resgate do pecado original através da morte de Jesus, retorno de Jesus. Se uma religião não possui estes dogmas não pode ser considerada cristã. Para espíritas e umbandistas serem considerados cristãos, o conceito de cristão precisa ser tão relativo que perde o sentido.

    ResponderExcluir
  3. John disse tudo. Os espiritas, principalmente, pegam apenas a parte conveniente (para eles) da Bíblia, e ignoram tantos versículos sobre "não consultar os mortos, andar sobre o fogo, etc", outro versículo que diz que as pessoas "só morrem 1 vez, vindo depois disso o juízo", e a história do demônio tentando se passar por um espírito de um morto.

    ResponderExcluir
  4. Giva. Nada disso. Espíritas e umbandistas não são cristãos. Hoje há muitos que são chamados de cristãos, mas não são, pois não vivem a verdade, os verdadeiros cristãos são transformados, é visível a difença deles com o mundo (restante do povo). Assembléia de Deus é um povo cristão. Quadrangular dizem ser mas não são, pois não seguem totalmente a bíblia e andam igual ao mundo. No juízo final iremos ver bem essa diferença, pois os cristão salvos irão subir, e quem não é ficará na terra sendo atormentado e após julgados.

    ResponderExcluir
  5. voçes nao tem mais oke fazer nao,heim? vao la pagar o dizimo entao..

    ResponderExcluir
  6. ja deram o dizimo?

    ResponderExcluir
  7. ai que ridiculo ! nós espiritas confiamos em jesus, acreditamos nele.. só não somos obrigados a pagar nada q não temos pra sermos felizes ! são de outra religião, oteeemo ! respeitem quem não é.

    ResponderExcluir
  8. Ao John e o anonimo ali, primeiro qm são vcs para definir conceito cristão pra alguma coisa?, no seu livro de conto de fadas tudo é relativo, logo vcs DONOS DA VERDADE tbm poderiam não ser considerados cristãos pois tbm interpretam a biblia conforme suas conveniencias, vcs conhecem o espiritismo, ou o budismo, ou qualquer outra religião q não seu o SEU cristianismo? não né? então antes de falar besteira leiam algo sobre pra não vir aqui falar merda e passar vergonha...
    PS. SOU ATEU ....

    ResponderExcluir
  9. Interessante. E eu ingenuamente pensando q para ser cristão bastasse seguir os preceitos de amor, verdade, humildade e justiça que Cristo demonstrou em sua vida, sem ter q seguir nenhuma bandeira, dogma, instituição ou pagar alguma coisa...

    ResponderExcluir
  10. o cristianismos esta diminuindo porq as pessoas estão ficando mais esclarecidas estão vendo a todo instantante as falcatruas dos pastores evangelicos por exemplo...

    ResponderExcluir
  11. Querendo ou não Deus sempre existiu, e Ele continuara sendo Deus, Porem quem é preconceituoso?? o cristão de verdade que busca amar ao próximo como a si mesmo? ou uma pessoa ignorante que julga que todos os cristãos são obrigados a dar seu dinheiro na igreja sem nunca ter entrado em uma IGREJA de verdade e não em um desses covis de Ladrão, Se fossemos Julgar então todos os padres seriam pedófilos? NÃO, pois os preconceituosos são os que apontam os erros, não os cristãos que são de verdade e sofrem por mau testemunho de alguns ladrões.
    Para ser considerado Cristão senhores não é pegar alguns trechos da bíblia e fazer boas obras, é necessário ser como Cristo, e a bíblia diz que não há reencarnação, diz que não temos contato com mortos e se alguma religião diz isso então não é cristã.

    ResponderExcluir
  12. Parte 1: Não creio que haverá diminuição. A religião muçulmana é a que mais ganha adeptos no mundo, apesar de todo seu rigor e algumas regras até ultrapassadas para a sociedade atual. No início, os primeiros cristãos eram queimados vivos, crucificados, jogados aos leões, muito perseguidos, porém, mesmo decorrido longos anos de agonia e sofrimento, foi a religião que mais cresceu e acabou predominando no império romano e segue até hoje.

    ResponderExcluir
  13. Parte 2 : Quando mais difícil for ser cristão, melhores serão aqueles que abraçarem a religião e acabarão sendo sal da terra e luz do mundo, ou seja, referência de coisa decente e boa. Num pais extremamente corrupto como o Brasil, um verdadeiro cristão já está fazendo papel de otário, por ser considerado trouxa por seus colegas de trabalho, amigos, parentes e vizinhos, só pela sua reta índole e moral intocável, decorrentes da prática religiosa correta.

    ResponderExcluir
  14. Parte 3 : O cristianismo ao qual me referido não se especifica a católico, evangélico, ortodoxo, maronita, anglicano, etc, mas àqueles que entenderam muito bem a mensagem e a determinação de retidão de vida e decência deixada por Jesus Cristo, metodologia aplicável até para extraterrestres que por ventura venham a surgir algum dia destes, quanto mais à raça humana. Falar ou cantar amém, aleluia, glória a Deus é fácil, é até gostoso quando se entra no clima, mas fazer o que presta é a carência que está maior em evidência, principalmente nos países pobres (em todos os sentidos) que acabarão se afundando ainda mais em sua própria pobreza.

    ResponderExcluir
  15. Sou evangélico e acho essa discussão inútil, pois partiu para a ignorância.
    Sobre o dízimo comentado por alguns: sim entrego meu dízimo e minhas ofertas na minha igreja! Quero ve-la limpa, com acentos mais confortáveis, som de primeira, ar condicionado, meu pastor em tempo integral para atender quem precisar sem se preocupar como vai pagar as contas dele no fim do mês (isso seria o ideal, ele trabalha com taxis), o mais importante: ajudar os fiéis que passam por alguma necessidade. Esse é o principal objeto da mobilização financeira dentro de uma igreja.
    Em tempo: não sou pastor, tesoureiro, nada parecido sou uma pessoa comum consciente das minhas ações, se alguém rouba problema dele mais cedo ou tarde tudo se revela.
    Essa estimativa acima são só números e hoje em dia todo mundo se diz cristão, eu não fico espalhando por aí, então estou fora de pesquisa ;)

    ResponderExcluir
  16. O QUE ME DEIXA MAIS PUTO COM ESSA IGNORANCIA TODA , E QUE SE NAO FOSSE MARIA NEM DEUS CONSERGUIRIA FAZER JESUS VIR A TERRA , JOSE POR SUA VEZ E O MAIR CORNO DO PLANETA , POIS CRIOU UM FILHO QUE NAO ERA DELE , DEPOIS MARIA TEM DOIS FILHOS CARNAIS È CHAMADA DE PUTA PELOS EVANGELICOS , ENTAO MEUS FALSOS AMIGOS ME DIGAO DE QUE BURACO VOCES SAIRAM POIS NEM A MAE DO SEMI DEUS VOCES RESPEITAM , E NO DIA DE SUA CRUCIFICAÇAO APENAS AS MULHERES MAIS IMPORTANTES DA VIDA DE JESUS ESTAVAO PRESENTES , ENQUANTO OS FROUXO DOS APOSTOLOS SE MANDARAM . RESPEITEM MAIS AS MULHERES SAO DELAS QUE NASCEM GRANDES HOMENS

    ResponderExcluir
  17. Não admito que falem mal de Deus. Já Jesus, esse dava o cu que só ele.

    ResponderExcluir
  18. Se Saíram..Então Tira Essa Palavra "Fiéis" Pq FIEL De Verdade Nunca Abandona o Que Acredirta!

    ResponderExcluir